Planejando atividade com hipertexto
Reunimo-nos a fim de realizarmos esta atividade proposta pela unidade II. Buscamos sugestões de aula no Portal do professor, e a adaptamos a nossa realidade.
Plano de Aula
O aluno poderá aprender com esta aula
Conscientizar para o problema da poluição da água e conhecer as implicações existentes para o meio ambiente e para se próprio.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
A água é usada para diferentes fins, serve para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios. Além disso, abastece as cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na agricultura. Devido a isso tudo, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar livre de microorganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças. Isso é obtido através de tratamento, desde a sua retirada nas fontes até a chegada nas residências. A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, o que pode atingir o homem de forma direta ou indireta.
Estratégiasa) O professor deverá explicar os vários tipos de poluição ambiental existentes, ressaltando a poluição da água.
b) Questionar os alunos sobre como ocorre a poluição das águas. Conduzir o questionamento para ressaltar os três itens abaixo:
• Deposição de esgoto doméstico e industrial nos rios.• Falta de saneamento básico.
• Falta de educação e consciência ecológica da população.
c) Aprofundar a discussão sobre os itens acima e/ou outros que surgirem, solicitando a opinião dos alunos sobre essas questões, e aprimorando a oralidade e a análise crítica do educando.
d) Leitura e discussões dos seguintes textos:http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt5.html
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_da_agua.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/1641163
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/19143
e) Dividir a sala em dois grupos e informar a atividade a ser realizada.
f) Um grupo observará um rio poluído (O Rio Meia Ponte, Goiânia- Go) e deverá analisar se a poluição é proveniente de esgoto doméstico e/ou industrial; enquanto o outro, as ações que a comunidade deverá fazer para não poluir, apresentando sugestões utilizando no Power Point.
g) Após todas as discussões iniciais sugerimos que os estudantes sejam levados no laboratório de informática para assistir um
http://www.youtube.com/watch?v=hlYnG95Hmwg
http://www.youtube.com/watch?v=hlYnG95Hmwg
Recursos Complementares
ComputadoresAvaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e por meio de uma resenha. As diversas atividades produzidas pelos alunos também serão pontuadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário