Tecnologia nas escolas
Na escola em que trabalho possui o laboratório de informática, que é usado pelos alunos, para pesquisa realização de atividade, produção de power point, reforçar conteúdos; e pelos funcionários para digitar atividades, fazer pesquisa, acessar a internet. Os alunos gostam muito de usar o laboratório para desenvolver as atividades no computador.
Apesar das escolas serem equipadas com computadores, não foi criado uma disciplina de informática, ou seja, a função do laboratório não é ensinar a usar e a entender o computador e sim usar o potencial dessa ferramenta para além de promover o contato com o computador, utilizar como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Não podemos deixar de destacar as mudanças que houve com a chegada da informática na escola. A principal delas foi a angustia inicialmente gerada nos professores, por não saberem usar a tecnologia como ferramenta de trabalho e consequentemente a necessidade de aprender a usar tal ferramenta, outra foi a informatização dos diários de classe. Além é claro de despertar o interesse dos alunos em ter aulas no laboratório e a inclusão de muitas crianças ao mundo da tecnologia.
Para Boff, o uso das tic nas escolas tem por fim, tornar o sujeito mais autônomo e critico. A importância do uso da tecnologia nas escolas não pode ficar restrita ao argumento de formar o educando par o mercado de trabalho, haja vista ser muito mais ampla a sua importância, devemos com ela buscar formar um cidadão consciente, revolucionário, socialmente responsável e construtor de uma sociedade mais solidária.
Na atual conjuntura, percebemos o despreparo do professor para utilizar de tal ferramenta e o desinteresse dos educandos em aprender. Sem falar, que a informática na grande maioria das escolas públicas brasileiras é uma lástima devido ao descaso, desorganização, vandalismo por parte dos alunos e laboratórios de informática com computadores arcaicos que não têm utilidade nenhuma. É só pra dizer que na escola "tal" tem computador.
Portanto, professor cabe a nós as possíveis e desejadas mudanças, arregacemos as mangas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário